Entre esta quarta-feira (3) e quinta-feira (4) a SED (Secretaria de Estado da Educação) abre o período de pré-matrículas online de novos alunos na rede estadual de ensino para o ano letivo de 2021.
O procedimento é dividido em duas etapas: uma feita em uma plataforma on-line, onde o responsável cadastra os dados do aluno e escolhe uma das instituições de ensino que ainda têm vaga disponível, recebendo um protocolo para anotar ao fim do processo; e uma que é a efetivação da matrícula, feita presencialmente na escola, quando devem ser levados todos os documentos do estudante e o número do protocolo de pré-matrícula para garantir a vaga (não é necessário imprimir, basta anotar e levar na escola).
á a documentação pode ser entregue nas escolas entre os dias 03 e 05 de fevereiro, das 08h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.
O sorteio das vagas ocorreu na quinta (28), às 10h, sendo que a divulgação ocorreu às 13h, com uma a cada cinco vagas sendo destinadas a estudantes especiais. Conforme o edital, quem não foi sorteado deve se inscrever em outra unidade escolar, nos dias 3 e 4 de fevereiro.
Posto de atendimento nas escolas
Todas as escolas terão um posto de atendimento com computador durante o período de matrícula para auxiliar no cadastro dos estudantes.
Para quem precisa de auxílio no preenchimento da pré-matrícula, a inscrição será realizada das 9h às 12 h e das 13h às 17h dos dias 03 e 04 de fevereiro de 2021.
A reserva das vagas será feita por ordem de acesso. A partir da abertura do sistema, o usuário que selecionar antes uma das vagas disponíveis poderá fazer a pré-matrícula na respectiva escola. As vagas serão ocultadas do sistema na medida em que forem sendo preenchidas
Critério de zoneamento
A pasta da educação utiliza, como critério, a distância da residência do estudante, que deve comprovar residir em até três quilômetros da escola.
Essa confirmação deve ser feita com o comprovante de residência que será entregue na escola. Mesmo à distância os responsáveis do estudante podem consultar qual a escola mais próxima de sua residência.
A orientação é fazer a matrícula na escola mais próxima do local onde o aluno mora. Há ainda outro critério, de proximidade com o local de trabalho dos pais, mas deve ser utilizado somente depois de atendidos os alunos que residem próximo à escola.
Se a vaga em escola próxima for negada, os alunos podem contar com o transporte escolar.
Entrega de documentos exigidos
Para receber os documentos que devem ser entregues, todas as escolas da rede estadual seguirão os protocolos sanitários estabelecidos pelo Plano de Contingência Escolar, como o uso de equipamentos de proteção individual, álcool gel e limpeza dos ambientes escolares.
Confira a lista de documentos exigidos:
- Cópia da Certidão de Nascimento/Casamento;
- Cópia da Carteira de Identidade e/ou CPF;
- Cópia do Comprovante de residência no nome do pai, mãe ou responsável (só serão aceitos como comprovantes de residência: água, luz, condomínio, telefone, contrato de locação). Caso não possua o documento em nome dos pais ou responsável, providenciar uma declaração do dono do imóvel juntamente com a cópia da carteira de identidade do proprietário;
- Cópia da Carteira de Vacina e número do SUS;
- Ficha de Matrícula Assinada (formulário do site: matriculaonline.sed.sc.gov.br);
- Atestado de frequência e/ou boletim atual;
- Cópia dos históricos escolares carimbados e assinados (todas as séries anteriores). A entrega do Histórico Escolar terá prazo de até 30 dias do ato da matrícula, caso o candidato ainda não tenha possibilidade de apresentar o documento original.
As vagas remanescentes surgidas após o período de 03 e 04 de fevereiro de 2021, incluindo todos os anos/séries de cada escola, serão disponibilizadas.
Fonte(s): Redação, ND Florianópolis
Comentários