A região do bairro Cordeiros vai receber mudanças no trânsito da rua Doutor Reinaldo Schmithausen, com a implantação de três retornos de quadra.
O projeto do primeiro retorno está previsto para iniciar no primeiro trimestre de 2022. Este ponto vai interligar dois retornos, melhorando o trânsito no Salseiros e no acesso à Murta. O percurso inclui as ruas Santo Agostinho, Odílio Garcia, Silvestro Moser, Eugênio Pezzini e Poeta Bento Nascimento.
Os retornos de quadra são uma das soluções viárias utilizadas pelo Município de Itajaí nas mudanças do trânsito da cidade, projetos feitos para diminuir distâncias e aumentar a qualidade de vida da população.
Outros dois cruzamento da Reinaldo Schmithausen também receberão as melhorias no próximo ano. As imediações das ruas Enedina D’Ávila Ferreira e Gustavo Bernedt serão as contempladas.
“Em todas as nossas obras de transformação na mobilidade urbana temos como prioridade o pedestre com soluções planas e calçadas largas. Depois os ciclistas, com a ampliação de nossa malha de ciclovias e ciclofaixas. Por fim, temos os carros com a construção de novas ruas e pontes para diminuir distâncias”, pontua o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni (MDB).
Conheça o projeto do primeiro retorno
Para eliminar os congestionamentos na região e melhorar os acessos ao Salseiros e à Murta, a obra ampliará as ruas e construirá novas ligações e ciclovia. O projeto terá dois retornos de quadra sobrepostos.
O primeiro será formado pelas ruas Santo Agostinho, Odílio Garcia, Eugênio Pezzini, Silvestro Moser e Reinaldo Schmithausen. Devem ser construídas duas ligações que somam quase 100 metros de novas vias. Uma delas será entre as ruas Santo Agostinho e Odílio Garcia e um prolongamento de via entre as ruas Eugênio Pezzini e Silvestro Moser. Com a construção de novas ligações, a solução funcionará no mesmo modelo implantado na avenida Adolfo Konder, no cruzamento entre as avenidas Campos Novos e Nilo Simas.
O segundo retorno de quadra vai melhorar o acesso à Murta e será formado pelas ruas José Luiz Marcelino, Eugênio Pezzini, Silvestro Moser, Poeta Bento Nascimento e Zulmira Leopoldina Machado. Uma nova rua de mais de 200 metros será construída nas margens do rio para interligar as ruas José Luiz Marcelino e Eugênio Pezzini. Este segundo retorno de quadra, sobreposto ao primeiro da rua Reinaldo Schmithausen, funcionará nos mesmos moldes da solução que substituiu a rótula do Vanolli.
“Estamos fazendo os estudos de solo e levantamentos topográficos para executar esse importante projeto. Com a reurbanização das ruas Aleixo Maba e Alfredo Eicke, o congestionamento que se formava na região da Barra do Rio foi levado para o cruzamento na Reinaldo Schmithausen. Esse projeto vai eliminar os conflitos em toda a região e beneficiar cerca de 30 mil cidadãos que moram nas regiões de Cordeiros, Salseiros e Murta”, explica o secretário municipal de Obras, Márcio José Gonçalves, o Dedé.
Ciclovia interligará bairros
Com o alargamento das ruas Eugênio Pezzini, Poeta Bento Nascimento e a nova via, o primeiro retorno de quadra da região do Cordeiros vai integrar Murta e Salseiros com uma ciclovia do Parque Náutico Odílio Garcia. A malha cicloviária será ampliada em mais de um quilômetro e criará uma ligação direta ao Centro da cidade para deslocamentos dos ciclistas.
O projeto está orçado em R$ 13 milhões e tem um prazo de execução de 14 meses de execução, com entrega prevista para 2023.
Fonte(s): REDAÇÃO ND, ITAJAÍ
Comentários