Para comemorar a passagem da Semana Estadual do Rádio no estado de Santa Catarina que compreende a semana do dia 25 de setembro que foi sancionada através da LEI Nº 18.071, DE 12 DE JANEIRO DE 2021. A Rádio Dengo Dengo FM vem trazendo este texto para mostrar a força que a Rádio sempre teve no passar das décadas.
Foi buscando informações sobre a força que o rádio tem que encontramos diversas pesquisas que indicaram que o cidadão brasileiro ouve o seu rádio em média 4 ou 5 horas todos os dias. Ainda segundo a pesquisa do Ibope, 35% dos ouvintes declararam ouvir rádio quando precisam de uma atualização rápida das notícias. Além disso, 32% disseram prestar atenção sempre ou quase sempre à publicidade veiculada neste meio de comunicação.
Estes dados citados acima comprovam que dificilmente o rádio será substituído por outras mídias, pelo contrário, ele sempre será protagonista tendo outras mídias associadas a ele. Isso, porque algumas características desse veículo são próprias e só dele e é sobre essas vantagens o que fortalecem que vamos falar.
Quanto a sua credibilidade
Dificilmente você ouvirá uma notícia falsa “fake News” no rádio. Antes de ir de uma notícia ir ao ar, o apresentador, locutor ou produtor confere uma ou mais fontes para que uma mentira jamais seja divulgada e prejudique até mesmo a reputação do emissora. Grande parte da população para confirmar se uma notícia é verdadeira ou falsa acredita que se saiu pela rádio é verdadeira, é fato e não boato.
Notícias de casa, da sua tribo, do seu jeito
Essa é outra vantagem do rádio em relação a outros recursos da comunicação, as rádios geralmente prezam por notícias locais, que têm o jeito e o linguajar da sua comunidade em que estão inseridas. Isso aponta que o ouvinte continua interessado em saber o que está acontecendo em sua região – de notícias, festas a promoções, ele irá buscar onde pode encontrar de verdade, ou seja na rádio.
Informação simples e direta
A linguagem do rádio é direta. Isso ajuda tanto para quem está ouvindo, como para quem está apresentando. Para colocar um assunto/tema no ar em uma rádio não há entraves burocráticos, além de haver muitas formas de anunciar a mesma informação ou produto.
Considerável número de ouvintes diários
O Rádio é um dos veículos mais democráticos. Segundo os dados da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), mais de 88% dos lares do país possuem algum tipo de rádio – são mais de 200 milhões de aparelhos convencionais e nos automóveis são mais de 23 milhões. O fato de chegar com rapidez e qualidade a lugares remotos do mundo, de uma forma que a televisão e a internet nem sempre fazem, com certeza faz uma diferença e tanto.
Versatilidade
Podemos afirmar que ouvindo o rádio podemos fazer várias coisas ao mesmo tempo, um ser multitarefa, você pode trabalhar tranquilamente ouvindo rádio (música ou notícias) ou dirigir, por exemplo, coisa que não faria assistindo TV ou lendo uma notícia na internet.
Jogo rápido!
Todos esses dados e fatos que pontuamos culminam em um outro ponto muito importante do rádio – o retorno de uma divulgação, apoio cultural ou comercial feito é rápido e instantâneo. O ouvinte conhece seu serviço ou produto, se interessa, entra em contato e a partir daí a bola já fica com sua equipe de atendimento ou vendas.
E então, a rádio tem força ou não??
E para finalizar este texto, lembramos que o Dia 25 de setembro também é do Dia Nacional do Rádio.
Fonte(s): Jefferson Passarinho - Rádio Dengo Dengo FM / Ibope / Abert
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