Agora

GILMAR PARANÁ

07:30 - 09:00

Notícia

Sem chuvas, produtores perdem 40% do café em SP e MG, e preço deve subir.

Duas das regiões que mais produzem café, São Paulo e Minas Gerais, estão enfrentando graves prejuízos por causa da estiagem e do calor.
Sem chuvas, produtores perdem 40% do café em SP e MG, e preço deve subir.
Arquivo pessoal.

Duas das regiões que mais produzem café no país, em São Paulo e Minas Gerais, estão enfrentando graves prejuízos por causa da estiagem e do calor. Segundo os produtores, é uma "questão de tempo" para que as perdas façam os preços subirem no Brasil, já que os produtores fornecem café ao país todo.

Mesmo se chover nos próximos dias, como esperado, o estrago já está feito, porque não há como recuperar a produção. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê chuvas na próxima terça-feira nas duas regiões.

Perdas de quase 40% A Alta Mogiana, na região de Franca (SP), e a Baixa Mogiana, no sul de Minas Gerais, acumulam perdas de quase 40% na safra que será comercializada no ano que vem. A Alta Mogiana, região formada por 11 cidades ao redor de Ribeirão Preto (SP), no nordeste paulista, produz café da espécie arábica, com grãos mais finos, conhecidos como "café da bebida mole", abastecendo pouco mais da metade do Estado de São Paulo. A região tem temperaturas mínimas médias de 21 ºC no verão e 17 ºC no inverno. Os produtores consideram as mínimas porque elas é que são importantes para o desenvolvimento considerado "correto" do grão. As chuvas anuais, na média, chegam a 1.623 mm (a estação chuvosa vai de outubro a abril).

"Com certeza o preço vai subir"

Para o consumidor, o café moído já subiu 4,07% neste ano, e o solúvel, 5,11%, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgados hoje. O aumento se soma ao de outros alimentos, que estão disparando e pesando no bolso, como o arroz, o feijão e o óleo de soja. Mendonça diz que as perdas de agora só devem se refletir nos preços no ano que vem. Não dá para estimarmos hoje qual será o aumento, mas com certeza isso vai acontecer. 

 

Fonte(s): Felipe Santos - Colaborador

Comentários

Últimas notícias

01 Ago
Economia
NAVEGANTES: Convênio oferece benefícios para servidores públicos e potencializa comércio

Parceria celebrada pela instituição financeira NIO Digital/S8 Bank e Prefeitura está disponibilizando cartão de crédito internacional

11 Mai
Economia
Jogos Escolares de Navegantes é tratado pela Educação e Fundação de Esportes

Neste ano, além do JENs, a cidade também sediará o JENZINHO, competição voltada as séries iniciais

11 Mai
Economia
Fórum da Capoeira de Navegantes realiza seu primeiro encontro de 2023

O Encontrou contou com a presença de representantes da capoeira de Navegantes e Balneário Camburiú.

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.