Prepare o casaquinho, pois os últimos dias de outono ensaiam a chegada da estação mais fria do ano, que começa na próxima segunda-feira (21). Em Santa Catarina, há alertas para ventos fortes, chuva volumosa e mar agitado ao longo do final de semana. As temperaturas permanecem baixas.
De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, esta sexta-feira (18) será marcada pelo predomínio de nuvens em todo o Estado, com chuva no decorrer do dia na maioria das regiões.
Entre a tarde e a noite, novas áreas de instabilidade se formam na divisa com o Paraná, favorecendo a ocorrência de pancadas de chuva isoladas.
O dia amanheceu frio em áreas do Planalto Sul, onde as temperaturas mínimas registradas foram próximas aos 0°C. Nas outras regiões ficaram entre 7°C e 12°C. Por conta da nebulosidade, as temperaturas se elevam pouco ao longo da tarde, com máximas de 18°C nas áreas do Oeste e Extremo Oeste.
Risco para deslizamentos e alagamentos
Pancadas de chuva em todo o Estado estão previstas até a madrugada de domingo (20). Nas áreas em laranja do mapa abaixo, os acumulados podem passar dos 100 milímetros.
A chuva intensa em um curto espaço de tempo eleva o risco de ocorrências como alagamentos e deslizamentos, segundo a Defesa Civil. Nas áreas em amarelo e verde, o risco é moderado e baixo, respectivamente.
Veja o mapa:
Por conta do tempo encoberto e chuvoso, as temperaturas no sábado (19) devem variar entre 7°C a 11°C nos Planaltos e Meio Oeste, e entre 12°C e 15°C, nas demais áreas. A tarde, as máximas não passam dos 18°C no Litoral, enquanto nas outras regiões variam de 12°C a 16°C.
Rajadas de vento
As rajadas de vento ao longo de todo o Litoral, entre o sábado e o domingo (20), ocorrem devido à formação de um sistema de baixa pressão nessa área do Estado. Conforme a Defesa Civil, os ventos variam do quadrante Leste para o Sul.
A velocidade do vento pode variar entre 50 km/h a 70 km/h no Litoral. Nas áreas em amarelo do mapa abaixo, o risco é moderado para ocorrências associadas aos ventos fortes.
Confira o mapa:
Fonte(s): BRUNA STROISCH, FLORIANÓPOLIS
Comentários