Santa Catarina recebe um novo lote da vacina Coronavac, contra a Covid-19, nesta quarta-feira (10).
A previsão é que as novas 86.400 doses do imunizante cheguem ao aeroporto de Florianópolis por volta das 8h20, segundo informações da Dive/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina).
Do aeroporto, as doses seguem para a Central Estadual de Rede de Frio da Dive, em São José, onde é feita a recepção, conferência e organização da distribuição para as 17 UDVEs (unidades descentralizadas de Vigilância Epidemiológica) das Regionais de Saúde de Santa Catarina.
A distribuição já começa nesta quarta a partir das 14h. As UDVEs de Joinville, Grande Florianópolis, Criciúma, Blumenau e Itajaí farão a retirada em São José. A central de Criciúma encaminhará as doses para as centrais de Tubarão e Araranguá.
Na quinta (11), às 7h, o avião do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina decola de Florianópolis com as doses das centrais de Joaçaba, Videira, Chapecó, São Miguel do Oeste, Xanxerê e Concórdia. No mesmo horário, um caminhão sai para Lages e Rio do Sul.
A previsão é que todas as doses sejam distribuídas ainda na quinta. A Polícia Militar fará a escolta das doses por terra.
Metade das doses
O Estado distribuirá apenas metade das doses recebidas, um total de 43.200, para a aplicação da D1 (dose 1). A outra metade ficará armazenada na Central Estadual de Rede de Frio para garantir a aplicação da D2(dose 2), em um intervalo de 2 a 4 semanas após a aplicação da primeira dose.
A gerente de imunização da Dive, Arieli Fialho, afirma que os municípios devem começar a aplicar as doses das vacinas imediatamente após o recebimento.
“A recomendação é não deixar doses paradas. Caso um município encerre a vacinação de um grupo prioritário, pode dar sequência à vacinação do próximo grupo, desde que cumpra o que está previsto no Plano Estadual de Vacinação”, explica a gerente.
Lote anterior
O lote anterior foi entregue no último dia 3 e contava com 91.200 doses. Assim como no lote atual, metade das doses foram utilizadas para iniciar a vacinação de idosos entre 80 e 84 anos e profissionais da saúde, enquanto a outra metade foi armazenada para a segunda dose.
Até esta segunda-feira (8), Santa Catarina soma um total de 323.559 doses aplicadas. Do montante, 248.841 foram destinadas para a aplicação da primeira dose, enquanto apenas 74.718 foram destinados para a segunda dose.
Fonte(s): Redação ND
Comentários