Quando uma câimbra acontece, há um espasmo involuntário que dura pouco tempo, mas que é muito doloroso; há uma variedade de fatores que podem desencadeá-las, muitas vezes quando você menos espera.
Deficiência de sais minerais
Esta é a causa mais comum de tais contrações e se trata de uma baixa concentração de eletrólitos. O problema pode ser corrigido com uma dieta equilibrada ou suplementos.
Quando isso acontece, os sais minerais são eliminados através do suor. Isso acelera um processo natural de desidratação, que é exacerbado se o ciclista enfrentar altas temperaturas. Por isso, beber bastante água é igualmente essencial para evitar as câimbras ao andar de bicicleta.
Fadiga muscular
O ciclismo é um esporte de alta intensidade e que exige resistência física. Nele, os músculos inferiores trabalham com mais força e suportam todo o exercício. Portanto, nunca podemos ter 100% de garantia de que uma câimbra não vá acontecer como resultado do esforço.
A fadiga muscular acontece quando a circulação sanguínea diminui e assim o músculo fica sem oxigênio. Esse fenômeno corporal acontece em uma questão de segundos e é quase impossível reverter o efeito. Descansar é a melhor solução para deter a dormência.
Estresse e cansaço
Os praticantes do ciclismo passam por horas de ansiedade antes de uma corrida e a preparação física é muito forte. Por isso, a hora de dormir é vital para a recuperação física. Caso contrário, o músculo não descansa e assim o desempenho nunca será o ideal. O colapso com uma contração inesperada pode ser culpa do estresse.
Postura incorreta
É possível que alguns ciclistas não prestem atenção à postura que adotam. O hábito de pedalar uma bicicleta de forma incorreta provoca tensão nas pernas, aumentando assim as chances de câimbras.
O que fazer quando surgem câimbras ao andar de bicicleta?
A primeira reação a esse tipo de espasmo é sacudir o músculo, o que geralmente significa parar de pedalar. Se você não puder fazer isso, então diminua a velocidade para que a parte afetada relaxe. No entanto, tenha em mente que continuar a pedalar pode causar lesões mais graves.
Outra recomendação é massagear a área muscular com o objetivo de ativar o fluxo sanguíneo. Depois de fazer essa ação, tente fazer alguns exercícios de alongamento para terminar de relaxar a área afetada e assim melhorar a elasticidade. Finalmente, tente descansar da atividade física por algumas horas.
Fonte(s): FeatPeople
Comentários