Agora

LIS OLIVEIRA

01:00 - 03:00

Notícia

Policiais de SC fazem protesto contra congelamento salarial

Ato teve duração de uma hora e aconteceu em cerca de quarenta delegacias civis e federais catarinenses
Policiais de SC fazem protesto contra congelamento salarial
Polícia Federal/Divulgação

Policiais federais de Santa Catarina se reuniram na tarde desta segunda-feira (22) para protestar contra a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 186, que, entre outros destaques, congela o salário de servidores públicos por 15 anos.

O ato é organizado pela Adepol/SC (Associação dos Delegados de Polícia do Estado de Santa Catarina), Sinpol/SC (Sindicato dos Policiais Civis de Santa Catarina) e Agepol/SC (Associação dos Agentes de Polícia Civil de Santa Catarina), além de outras associações e federações.

O ato durou uma hora e aconteceu em frente às delegacias de polícia do Estado, entre elas Itajaí, Barra Velha, Itapema e Navegantes.

De acordo com o delegado federal de Itajaí, Thiago Giavaroti, o objetivo da manifestação é chamar atenção do governo Federal sobre os “retrocessos que estão acontecendo com a segurança pública” no país.

Segundo Giavaroti, na última semana agentes dos órgãos estaduais se manifestaram contra a PEC, e nesta semana, foi a vez de policiais e delegados de órgãos federais.

Só nesta segunda (22), em Itajaí, cerca de 50 agentes federais aderiram ao ato, em frente à sede da Polícia Federal na cidade. Segundo o delegado, outras manifestações devem acontecer nas próximas semanas.

De acordo com o Sinpol, que convocou a manifestação, os policiais “prestam um serviço essencial nesse momento em que vivemos a maior crise de saúde já existente. E ainda assim, nossa importância é desconsiderada neste cenário tão grave.”

PEC

A PEC, aprovada pelo Senado no começo de março, autoriza o pagamento de auxílio emergencial de R$ 250, mas, em contrapartida, congela a realização de concursos públicos e o reajuste salarial de servidores públicos até 2036.

A proposta, chamada de PEC Emergencial, foi aprovada na Câmara dos Deputados no último dia 11. Na sessão, deputados também modificaram o texto, retirando o trecho que proibia as promoções e progressões de carreira no serviço público.

 

Fonte(s): KASSIA SALLES, ITAJAÍ

Comentários

Últimas notícias

01 Ago
Polícia
NAVEGANTES: Convênio oferece benefícios para servidores públicos e potencializa comércio

Parceria celebrada pela instituição financeira NIO Digital/S8 Bank e Prefeitura está disponibilizando cartão de crédito internacional

11 Mai
Polícia
Jogos Escolares de Navegantes é tratado pela Educação e Fundação de Esportes

Neste ano, além do JENs, a cidade também sediará o JENZINHO, competição voltada as séries iniciais

11 Mai
Polícia
Fórum da Capoeira de Navegantes realiza seu primeiro encontro de 2023

O Encontrou contou com a presença de representantes da capoeira de Navegantes e Balneário Camburiú.

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.