Agora

AUTO PROGRAMAÇÃO

19:00 - 20:00

Notícia

ONU explica corte de Bolsonaro em cúpula: era só para planos ambiciosos

Pelo menos por enquanto, o presidente Jair Bolsonaro não está na lista de líderes que participarão da cúpula do clima.
ONU explica corte de Bolsonaro em cúpula: era só para planos ambiciosos
REUTERS/Lucas Jackson

A ONU confirmou que, pelo menos por enquanto, o presidente Jair Bolsonaro não está na lista de líderes que participarão da cúpula do clima, marcada para este sábado. Num comunicado distribuído aos jornalistas em todo o mundo, a entidade apresentou uma lista de 77 chefes de governo e chefes de estado que tomarão a palavra. Bolsonaro não faz parte e o Itamaraty trabalha nos bastidores para reverter a crise.

Numa coletiva de imprensa em Genebra, nesta sexta-feira, a porta-voz da ONU, Alessandra Vellucci, também confirmou que, por enquanto, o Brasil não faz parte da lista.

Segundo ela, o que foi publicado é a "lista de palestrantes". "Temos 77 chefes de estado e de governo programados para falar, assim como líderes do setor privado e sociedade civil", explicou. "Vi que o Brasil não está nesta lista", confirmou. "Mas os três anfitriões - ONU, França e Reino Unido, deram aos estados orientações claras desde o começo de que as vagas para os palestrantes iriam para países e outros atores que pudessem mostrar mais ambição neste momento, seja na área de mitigação, adaptação ou resiliência, financiamento, seja por planos concretos ou outras ações", explicou.

"Isso significa que nem todos falarão. Mas não significa que outros países não possam ser adicionados ou que países que ainda preparam planos - atrasados pela pandemia - sejam bem-vindos nesse esforço importante", explicou. A entidade não descarta que, mesmo sem poder falar, o Brasil possa assistir ao evento. Mas sem tomar a palavra.

Num comunicado, a ONU ainda repetiu o argumento. "Nem todos que quiseram falar poderão fazê-lo, e muitos países ainda estão preparando planos - alguns atrasados pela pandemia - que serão liberados nos próximos meses", disse.

"A lista de países que falarão na Cúpula não significa que outros países não estejam agindo, ou não irão agir, no período que se avizinha. Haverá muitas oportunidades - e na verdade uma grande necessidade - para que tais países se apresentem com maior ambição e compromissos nacionais reforçados em 2021 antes da COP26", completa o comunicado.

Selwin Hart, conselheiro especial do secretário-geral da ONU para Ação Climática, evitou falar dos países que não fazem parte da lista. Mas confirmou que os critérios foram aplicados.

Plano de Salles não convence

O governo brasileiro, em meados da semana, apresentou suas metas de emissões para o ano de 2060 e submeteu seus planos para a ONU. Os objetivos foram considerados como inferiores ao que se esperava do Brasil. Entre os organizadores da cúpula, o entendimento foi que tais metas não eram suficientes para incluir o país na lista de participantes.

Numa primeira lista de oradores revelada nesta quinta-feira, os organizadores não colocaram o Brasil. A diplomacia nega que a ausência esteja confirmada e indica que estará presente.

Procurado, o Palácio do Planalto não se pronunciou e orientou a reportagem a buscar o Itamaraty. Nos bastidores, a coluna apurou que o governo tenta convencer os organizadores de que as metas são reais e que, portanto, o Brasil deveria ser incluído.

A lista, porém, traz algumas das principais economias do mundo: China, Europa, Japão, Canadá e Índia. Rússia e Estados Unidos não fazem parte da lista preliminar.

Na América Latina, estão confirmados países como Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Guatemala, Honduras, Panamá, Peru e Uruguai.

 

 

 

Fonte(s): Jamil Chade, UOL

Comentários

Últimas notícias

01 Ago
Política
NAVEGANTES: Convênio oferece benefícios para servidores públicos e potencializa comércio

Parceria celebrada pela instituição financeira NIO Digital/S8 Bank e Prefeitura está disponibilizando cartão de crédito internacional

11 Mai
Política
Jogos Escolares de Navegantes é tratado pela Educação e Fundação de Esportes

Neste ano, além do JENs, a cidade também sediará o JENZINHO, competição voltada as séries iniciais

11 Mai
Política
Fórum da Capoeira de Navegantes realiza seu primeiro encontro de 2023

O Encontrou contou com a presença de representantes da capoeira de Navegantes e Balneário Camburiú.

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.