Desmaiar durante o exercício certamente é um motivo de preocupação, e as pessoas tendem a pensar que existe uma causa grave por trás do episódio. Felizmente, os motivos do desmaio durante o exercício normalmente são bem simples de resolver e não envolvem risco de vida.
CAUSAS DE DESMAIO DURANTE O EXERCÍCIO
O desmaio durante o exercício costuma ter uma causa benigna. Para o atleta, isso pode envolver fatores relacionados ao seu estilo de vida ou treinamento. Vejamos alguns deles.
QUEDA NO AÇÚCAR
A hipoglicemia é o termo médico para a queda nos níveis de açúcar no corpo. O açúcar para as células vem da glicose, que é adquirida através de alimentos e bebidas.
Ao praticar esportes, o corpo precisa que o sangue forneça mais glicose do que o normal. Se isso não acontece, alguns sistemas podem falhar, podendo resultar em desmaio.
DESIDRATAÇÃO
Assim como o corpo precisa de açúcar para funcionar, ele também requer líquidos. Isso significa que, ao fazer exercício, é importante repor os líquidos perdidos através da transpiração e respiração rápida.
A falta de líquidos pode afetar a pressão arterial. Se você fica desidratado ao fazer exercício, sua pressão arterial cairá porque as artérias não conseguem manter o fluxo de sangue. Isso significa que não chegará sangue suficiente ao cérebro, o que pode causar um desmaio.
Também é importante considerar os eletrólitos, como o sódio, o potássio e o cloro. Estas são substâncias que ficam em suspensão no plasma sanguíneo e desempenham um papel importante na regulação da pressão arterial. As bebidas energéticas são uma boa opção para sua reposição.
LEVANTAR PESOS EXCESSIVOS
O desmaio durante o exercício de força pode ser causado pela manobra de Valsalva. Isso acontece quando você prende a respiração por muito tempo, o que aumenta a pressão dentro do abdômen.
Essa manobra faz parte da técnica para levantar peso. Se a pessoa não for muito experiente ou não respirar corretamente, o fluxo de sangue para o cérebro será interrompido e ela sentirá tontura. Com isso, há uma maior chance de desmaio.
O QUE FAZER PARA EVITAR O DESMAIO DURANTE O EXERCÍCIO?
Existem medidas básicas que você pode tomar para evitar um desmaio durante o exercício. Às vezes, você poderá seguir todas essas diretrizes, outras vezes, será difícil seguir todas elas. No entanto, você deve sempre buscar maneiras de favorecer a circulação sanguínea.
O primeiro passo é a hidratação. Você deve se assegurar que tem líquidos e sais o suficiente para evitar a desidratação. Isso pode ser complementado por uma dieta balanceada que inclui boas fontes de eletrólitos.
Os climas extremos certamente são um fator de risco na prática de exercícios físicos. No entanto, existem atletas que deliberadamente treinam nessas condições para se testarem. Nesse caso, é importante tomar precauções específicas para evitar a hipotermia e a insolação.
CONCLUSÃO
Seguindo essas etapas simples, você pode reduzir bastante o risco de sofrer um desmaio durante o exercício. Mas não se esqueça de fazer check-ups médicos periodicamente para uma garantia extra.
Fonte(s): fitpeople.com
Comentários