Agora

ROBSON DJ e TIAGO CASSIANO

04:00 - 06:00

Notícia

Municípios poderão definir redução de idade para vacinação em SC

Avaliação é do presidente do Conselho Estadual de secretários de saúde após reunião em Brasília
Municípios poderão definir redução de idade para vacinação em SC
Reprodução/ND

A reunião da comitiva do governo de Santa Catarina, em Brasília, nesta quinta-feira (27), trouxe importantes novidades. Entre elas, está a liberação para os municípios avançarem na imunização contra a Covid-19 por faixa etária.

A comitiva foi formada pelo governador Carlos Moisés (PSL), o secretário de Estado da Saúde André Motta Ribeiro e o superintendente do Ministério da Saúde no Estado, Rogério Ribeiro, com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Os municípios que poderão adotar a estratégia, não podem apresentar ou diminuir a demanda para a vacinação dos grupos com maior risco, conforme o PNI (Plano Nacional de Imunização).

A Comissão Tripartite, com secretários e gestores de saúde de estados, municípios e da União, deliberou que as CIB (Comissões de Intergestores Bipartite) já podem pactuar imediatamente a estratégia, garantindo percentual de doses para a continuidade da vacinação dos grupos prioritários.

Segundo o presidente do Cosems/SC (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina), Daisson Trevisol, a aprovação do pedido de autorização para vacinação, também por faixa etária, foi levado pelo Estado na 5ª Reunião da Comissão Intergestores Tripartite do SUS.

“Desse modo os estados e municípios poderão definir a redução das faixas etárias para que mais pessoas sejam vacinadas, com a garantia de percentual para os grupos prioritários e sempre considerando a disponibilidade de imunizantes”, afirmou Daisson.

O governador comemorou a notícia e pediu agilidade para que, assim que definidos os critérios, o Estado, com a parceria dos municípios, possa distribuir doses da vacina para mais catarinenses.

 

“Esse é o nosso maior desejo: acelerar a vacinação e garantir que cada vez mais catarinenses tenham acesso às doses. Imediatamente, vamos construir, em conjunto, a melhor estratégia para fazer o cronograma avançar”, frisa o governador, que também esteve reunido com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, tratando das ações de enfrentamento à pandemia e do envio de mais doses de vacinas para Santa Catarina.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, nesta sexta-feira (28), ocorrerá uma primeira reunião, no âmbito da CIB, para discutir o modelo que será adotado em Santa Catarina.

“Conforme a determinação do governador Carlos Moisés, já começaremos a definir como será o trabalho. É fundamental que tenhamos agilidade para garantir o fluxo da vacinação e, a partir das orientações do Ministério da Saúde, a expansão do cronograma para a população catarinense”, reitera Motta Ribeiro.

Assuntos debatidos em Brasília

Durante o dia, o trio conversou com o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Correia de Medeiros. O objetivo foi também solicitar o envio de mais doses de vacinas, “considerando que estamos entrando no período de inverno e sujeitos às outras infecções virais além da Covid-19”.

“Resultado bastante positivo. O secretário André Motta conseguiu sensibilizar os representantes do Ministério da Saúde a respeito da necessidade de vacinarmos todos os catarinenses considerando apenas a faixa etária de idade”, avaliou o superintendente em Santa Catarina.

O assunto foi apresentado pelo governo de Santa Catarina em uma audiência na CIT que ocorreu na tarde desta quinta na sede da OPAS/OMS, em Brasília, na presença de diversas autoridades, entre elas o ministro Queiroga.

Fonte(s): REDAÇÃO ND, FLORIANÓPOLIS

Comentários

Últimas notícias

01 Ago
Saúde & Qualidade de vida
NAVEGANTES: Convênio oferece benefícios para servidores públicos e potencializa comércio

Parceria celebrada pela instituição financeira NIO Digital/S8 Bank e Prefeitura está disponibilizando cartão de crédito internacional

11 Mai
Saúde & Qualidade de vida
Jogos Escolares de Navegantes é tratado pela Educação e Fundação de Esportes

Neste ano, além do JENs, a cidade também sediará o JENZINHO, competição voltada as séries iniciais

11 Mai
Saúde & Qualidade de vida
Fórum da Capoeira de Navegantes realiza seu primeiro encontro de 2023

O Encontrou contou com a presença de representantes da capoeira de Navegantes e Balneário Camburiú.

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.