Agora

GILMAR PARANÁ

07:30 - 09:00

Notícia

MP de Laguna determina que município abra licitação para travessia

Já em Navegantes e Itajaí a mesma empresa opera os serviços de forma irregular
MP de Laguna determina que município abra licitação para travessia
Jornal nos Bairros de Navegantes

O Ministério Público de Santa Catarina recomendou ao Município de #Laguna que seja feita licitação para contratar balsa que faça a travessia do Canal da Barra. A recomendação da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca também aponta a necessidade de levantamento do movimento de usuários e que a comunidade seja ouvida sobre o valor da tarifa a ser cobrada.

A empresa, que presta este serviço desde 2013, foi contratada de forma precária sem que houvesse licitação. “O transporte aquaviário do Canal da Barra é de extrema importância para a população local. A contratação precária por anos representa prejuízo nítido aos munícipes que dependem de um serviço eficiente com o pagamento de adequada tarifa”, considera a Promotora de Justiça Raíza Alves Rezende.

O município tem cinco dias úteis para responder se acata a recomendação, que fixa o prazo de 90 dias para estabelecer um cronograma do processo de licitação, cujo edital tem um ano para ser lançado.

Em Navegantes e Itajaí

Enquanto isso, a travessia entre Navegantes e Itajaí acontece há décadas sem a devida licitação. Há mais de 35 anos, a mesma empresa opera os serviços de forma irregular.

Em 2015, o Governo do Estado, por meio do seu Departamento do Trânsito – DETER, tentou regularizar o processo, chegando a abrir um edital de licitação, mas na época o edital foi suspenso pelo Tribunal de Contas do Estado, que encontrou 18 irregularidades

Em setembro desse ano, saiu no Diário Oficial do Estado a elaboração de um estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental, para a concessão do serviço do ferry boat. A partir daí, será avaliado o estudo e a possibilidade de mudanças, antes de ser publicada a licitação para concorrência. Ainda não há prazo para a abertura do processo, porém só por meio da licitação será possível cobrar da empresa ganhadora valores justos na tarifas e serviços bem prestados para a população.

 

Fonte(s): Jornal nos Bairros de Navegantes

Comentários

Últimas notícias

01 Ago
Cidades
NAVEGANTES: Convênio oferece benefícios para servidores públicos e potencializa comércio

Parceria celebrada pela instituição financeira NIO Digital/S8 Bank e Prefeitura está disponibilizando cartão de crédito internacional

11 Mai
Cidades
Jogos Escolares de Navegantes é tratado pela Educação e Fundação de Esportes

Neste ano, além do JENs, a cidade também sediará o JENZINHO, competição voltada as séries iniciais

11 Mai
Cidades
Fórum da Capoeira de Navegantes realiza seu primeiro encontro de 2023

O Encontrou contou com a presença de representantes da capoeira de Navegantes e Balneário Camburiú.

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.