Um vídeo mostra o momento em que uma das máquinas utilizadas na obra de alargamento da Praia Central de Balneário Camboriú, no Litoral Norte, começa a afundar na quinta-feira (16). A prefeitura confirmou na sexta (17) a ocorrência e informou que ninguém se feriu. Os trabalhos da obra, segundo a administração, seguem normalmente.
As imagens, publicadas por uma página nas redes sociais chamada de "Balneário Camboriú minha cidade", mostram o momento em que um trator de esteira não consegue sair de um declive da areia ainda mole, trazida do fundo do mar pela draga.
A publicação tinha até as 17h30 desta sexta-feira mais de 26,3 mil curtidas e 2,9 mil comentários. No vídeo de 9 minutos, um homem, que não se identifica, acompanha o processo para a retirada do maquinário do local.
"Aí pessoal, afundou a máquina. Deu bobeira, a máquina vai para o fundo", diz o autor das imagens.
Retirada da máquina
Vendo a situação, os trabalhadores do local se mobilizam e uma retroescavadeira tenta puxar a máquina, mas não consegue.
Depois, o motorista da máquina sai da cabine e dá orientações aos colegas. A pá da retroescavadeira é utilizada para retirar o funcionário do local.
Os homens conseguem desviar a tubulação que traz a areia e a água do mar, possibilitando o escoamento e a saída da esteira, que acaba sendo puxada por outra máquina através de um cabo.
Explicação da prefeitura
Segundo a prefeitura, o solo forma “bolhas” devido ao material dragado e a situação pode acontecer durante a operação de aterro hidráulico.
"As equipes estão preparadas para rapidamente recuperar em procedimento de segurança, conforme aconteceu. Máquina e operador já em operação segura em seguida. Tudo sob controle", informou a assessoria do órgão.
Ainda de acordo com a prefeitura, a situação não gera risco à obra ou máquina, pois os funcionários sabem que isso pode acontecer.
Andamento da obra
As máquinas atuam na Barra Sul, primeiro trecho do alargamento a ser entregue. A draga terminou o transporte da areia deste ponto nesta sexta-feira (17). A partir de sábado (18), segue para o Norte da praia.
Fonte(s): Por G1 SC e NSC
Comentários