Agora

LIS OLIVEIRA

01:00 - 03:00

Notícia

Mais de 620 mil pessoas devem devolver o auxílio emergencial

Beneficiários estão recebendo SMS com o aviso para a devolução do valor recebido durante a pandemia do coronavírus
Mais de 620 mil pessoas devem devolver o auxílio emergencial
Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Ministério da Cidadania notificou, até esta terça-feira (5), 627 mil pessoas que terão que devolver, voluntariamente, o auxílio emergencial recebido durante a pandemia do coronavírus.

Conforme a pasta, mensagens de celular estão sendo enviadas desde a última segunda-feira (4) pelo números 28041 ou 28042 para realizar a notificação.

“Qualquer SMS enviado de números diferentes desses, com este intuito, deve ser desconsiderado”, alerta o ministério.

As mensagens são enviadas para os trabalhadores que receberam recursos de forma indevida por não se enquadrarem nos critérios de elegibilidade do programa ou que, ao declarar o IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física), já geraram o DARF (documento de arrecadação de Receitas Federais) para restituição de parcelas do auxílio, mas que ainda não efetuaram o pagamento.

Segunda chamada

De acordo com o Ministério da Cidadania, cerca de R$ 40,6 milhões foram devolvidos após o primeiro lote de SMS, em agosto. As restituições ocorreram por meio do pagamento de DARF em aberto e pela geração e pagamento de GRU (Guias de Recolhimento da União).

Quem não atende os critérios

As pessoas que receberam um segundo benefício assistencial do governo federal, como aposentadoria, seguro-desemprego ou Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda se enquadram no grupo.

Assim como pessoas que tinham vínculo empregatício na data do requerimento do auxílio emergencial e os identificados com renda incompatível com o recebimento do benefício.

As mensagens enviadas pelo Ministério da Cidadania contêm o registro do CPF do beneficiário, ou NIS, no caso do público do Bolsa Família, e o link para fazer a regularização da situação, iniciado com gov.br. Os avisos serão enviados, exclusivamente, pelos números 28041 ou 28042.

Como realizar a devolução

Os beneficiários que receberam a mensagem de texto relativos aos DARFs em aberto deverão efetuar o pagamento ou acesso o site para denunciar fraude, se for o caso, ou informar divergências de valores.

Fonte(s): AGÊNCIA BRASIL, BRASÍLIA

Comentários

Últimas notícias

01 Ago
Economia
NAVEGANTES: Convênio oferece benefícios para servidores públicos e potencializa comércio

Parceria celebrada pela instituição financeira NIO Digital/S8 Bank e Prefeitura está disponibilizando cartão de crédito internacional

11 Mai
Economia
Jogos Escolares de Navegantes é tratado pela Educação e Fundação de Esportes

Neste ano, além do JENs, a cidade também sediará o JENZINHO, competição voltada as séries iniciais

11 Mai
Economia
Fórum da Capoeira de Navegantes realiza seu primeiro encontro de 2023

O Encontrou contou com a presença de representantes da capoeira de Navegantes e Balneário Camburiú.

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.