Agora

On-line

12:00 - 13:00

Notícia

Mais de 300 mil jovens não têm cadastro eleitoral em SC

TRE-SC lançou a campanha “Meu primeiro título #BoraVotar”
Mais de 300 mil jovens não têm cadastro eleitoral em SC
Leo Munhoz

Um universo de 320 mil jovens, de 15 a 17 anos, têm direito a votar em Santa Catarina, mas eles não possuem cadastro eleitoral. Para trazer o máximo desses adolescentes para as eleições de 2022, o TRE-SC (Tribunal Regional eleitoral de Santa Catarina) lançou a campanha “Meu primeiro título #BoraVotar” nesta segunda-feira (13).

A participação do eleitorado com menos de 18 anos vem caindo, ano após ano, em Santa Catarina. Nas eleições de 2014, um total de 45.715  participaram da eleição. Em 2018, o número caiu para 36.306. Na eleição de 2020, eles somaram 22.452 eleitores.

Os jovens sem cadastro na Justiça Eleitoral representam 6,15% do total de eleitores de Santa Catarina. “Em 2010, menores de 18 anos representavam 1,71% do eleitorado catarinense. Hoje, representam 0,31%. Fica evidente a falta de adesão. Precisamos incentivá-los e fazer ecoar a importância da participação nos destinos políticos das suas cidades, Estado e Nação e isso se dará munido do título eleitoral, o passaporte da Democracia”, defendeu o presidente do TRE-SC, Fernando Carioni.

Menos de 16 mil jovens têm cadastro eleitoral

Segundo Carioni, não chega a 16 mil o número de jovens cadastrados. No lançamento da campanha, nesta segunda, mais dez jovens se uniram ao grupo dos aptos a votar. Eles são filhos de servidores do TRE-SC e constataram como está fácil fazer o cadastro eleitoral.

Foi o caso da jovem Sofia Nunes, filha do servidor Edmundo Nunes, 52 anos, 27 no TRE. Atualmente, Nunes é secretário de gestão de pessoas do tribunal. “Eu a informei do evento, mas não precisei convencê-la. A Sofia se animou automaticamente. É muito atenta às questões sociais, políticas e eleitorais e disse que gostaria de participar”, disse o pai.

 
No Brasil, além dos eleitores maiores de 16 e menores de 18 anos, o voto é facultativo para os analfabetos e idosos a partir de 70 anos. A jovem Sofia terá 16 anos em 2020, ou seja, entra no grupo com voto facultativo. Ela explicou a motivação para fazer o alistamento eleitoral.
 
“Achei que seria uma oportunidade de exercer meu papel como cidadã. Quero muito votar”, disse a jovem, que prometeu falar da campanha aos colegas que não têm título de eleitor. Na opinião de Sofia, fazer o cadastro foi fácil: “Achei bem tranquilo. Fiz bem rápido. Levei cerca de 5 minutos fazendo tudo no site”, contou a jovem.

Como vai funcionar a campanha “Meu primeiro título #BoraVotar”

O presidente do TRE-SC, Fernando Carioni, presidiu a sessão de lançamento da campanha “Meu primeiro título #BoraVotar”, nesta segunda. Ele explicou que se trata de uma ação institucional do TRE, promovido por meio da Escola Judiciária Eleitoral de Santa Catarina, e regionalizando a campanha nacional da Justiça Eleitoral. No país, a campanha foi lançada em Brasília, de manhã.

Na abertura da sessão, Carioni trouxe a informação de que 320 mil jovens não têm cadastro eleitoral no Estado. Segundo ele, cerca de 15 mil estão cadastrados. No encerramento, o presidente cedeu sua cadeira à jovem Carina Sardá, também filha de uma servidora do TRE. “Uma grande honra”, destacou Carina, mesária voluntária em 2020.

 campanha BoraVotar será feita pelas redes sociais – na última sexta-feira (10), foi lançado um perfil no TikTok – e com visitas a grandes escolas estaduais, em diversas cidades, para garantir a adesão. A primeira escola visitada será o IEE (Instituto Estadual de Educação), em Florianópolis, na quinta-feira (16).

Veja o calendário das escolas que serão visitadas pela campanha:

  • 16/09 – Florianópolis – Instituto Estadual de Educação;
  • 30/09 – Joinville – E.E.M. Gov. Celso Ramos;
  • 14/10 – Blumenau – a definir;
  • 21/10 – Chapecó – E.E.B. Tancredo de A. Neves;
  • 22/10 – São Miguel d’Oeste – a definir;
  • 04/11 – Criciúma – CEDUP Abílio Paulo;
  • 18/11 – Lages – CEDUP Renato Ramos da Silva;
  • 25/11 – Itajaí – E.E.B. Nereu Ramos.

Segundo o juiz Rodrigo Fernandes, coordenador da campanha, há um abismo entre pessoas que podem votar e não votam. “Será realizada ampla campanha nas redes sociais, como Instagram e TikTok, principalmente, porque fala a linguagem do jovem. As visitas presenciais serão naquelas com maior número de estudantes, para engajar os jovens na vida política”, disse Fernandes.

Fonte(s): NÍCOLAS HORÁCIO, FLORIANÓPOLIS

Comentários

Últimas notícias

01 Ago
Cidades
NAVEGANTES: Convênio oferece benefícios para servidores públicos e potencializa comércio

Parceria celebrada pela instituição financeira NIO Digital/S8 Bank e Prefeitura está disponibilizando cartão de crédito internacional

11 Mai
Cidades
Jogos Escolares de Navegantes é tratado pela Educação e Fundação de Esportes

Neste ano, além do JENs, a cidade também sediará o JENZINHO, competição voltada as séries iniciais

11 Mai
Cidades
Fórum da Capoeira de Navegantes realiza seu primeiro encontro de 2023

O Encontrou contou com a presença de representantes da capoeira de Navegantes e Balneário Camburiú.

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.