POR QUE O JOELHO DE CORREDOR OCORRE?
O joelho de corredor é uma condição que afeta a banda iliotibial. Essa estrutura é uma tira de tecido fibroso que vai desde o quadril até a tíbia, na perna, passando pela parte externa da coxa e do joelho.
A banda iliotibial intervém nos movimentos do quadril e do joelho. Para estender este último ou girá-lo para dentro, precisamos que a banda funcione corretamente. Abaixo da banda iliotibial, existe uma bolsa que a separa de certas estruturas para que o atrito não cause danos. Essas bolsas recebem o nome anatômico de bursas. No entanto, as bursas também são suscetíveis a lesões, especialmente quando há atrito.
E é justamente esse atrito que é considerado o mecanismo gerador do joelho de corredor. Com o atrito constante entre a banda iliotibial, a bursa e a parte externa do joelho, a bursa deixa de isolar e a área fica inflamada. Com a inflamação, o movimento se torna impossível.
CAUSAS DA LESÃO
- Correr apoiando o calcanhar excessivamente.
- Não ter força suficiente nos grandes músculos dos membros inferiores, como o quadríceps, por exemplo.
- Técnicas de aquecimento insuficientes nos treinos e competições.
- Tênis inadequados para a corrida.
- Problemas anatômicos individuais, tais como pés chatos, geno valgo, geno varo, assimetria ao longo das pernas.
- Percursos em declive, principalmente no treinamento em altitude.
- Idade: quanto maior a idade, maior será o risco de sofrer com esse transtorno.
OPÇÕES DE TRATAMENTO
O joelho de corredor requer repouso, em primeiro lugar. A própria impotência funcional que é gerada obriga o corredor a interromper o treinamento.
Juntamente com o repouso, é preciso aplicar frio no joelho. O uso de anti-inflamatórios e analgésicos fica a critério médico, embora seja difícil evitá-los; apenas o repouso e o frio geralmente não bastam. Às vezes, torna-se indispensável até mesmo uma infiltração com corticosteroides no próprio joelho.
O próximo passo na recuperação é a reabilitação com cinesiologia e fisioterapia. O treinamento não pode ser retomado imediatamente e deve ser progressivo até que possam ser retomadas as distâncias percorridas anteriormente. Além disso, o corredor deve reavaliar os calçados utilizados e o plano de preparação física que é aplicado antes das competições.
Fonte(s): Fitpeople.com
Comentários