O Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, no município de Navegantes, realizou, pela primeira vez, o procedimento de coleta de células tronco. A coleta foi realizada durante o parto de uma paciente acompanhada pela obstetra do hospital, e contou com todos os cuidados e procedimentos exigidos pelo Hemocord.
De acordo com a administração, o Hospital conta com uma enfermeira capacitada pelo Hemocord para a realização deste tipo de coleta. A enfermeira, Tatyana Cristine Dias Mathiola contou que foi convidada pela doutora Karin Ceccato para fazer o curso de coleta de células tronco, em razão da médica estar acompanhando uma paciente gestante que tem uma filha com leucemia.
O objetivo é de coletar as células tronco, quando da realização do parto, para ajudar no tratamento da menina de apenas quatro anos
Conforme a enfermeira, a médica conseguiu esse procedimento de forma gratuita para a paciente, pois a mesma não tem condições financeiras para custear o processo que resulta na armazenagem das células.
O material para coleta das células tronco foi entregue pelo Hemocord e a equipe de profissionais do Hospital teve contato com o material e com a paciente somente no dia do parto. Na oportunidade, foi realizado uma conversa com a equipe do Hospital e com todos os envolvidos no parto.
“A coleta é feita do cordão umbilical, imediatamente, após o nascimento do bebê e ainda intraútero. A coleta foi feita não apenas do sangue do cordão umbilical, mas também do tecido. Assim foi enviado cordão e placenta para o Hemocord”.
Tatyana era responsável pela coleta das células tronco e como foi parto Cesária teve que entrar em campo cirúrgico seguindo todos os procedimentos, aguardando o nascimento, o clampeamento do cordão e a entrega do bebê ao pediatra. Em seguida, ela deu início à coleta, por meio de um dispositivo próprio.
“Contei com uma equipe auxiliar na ordenha do cordão para que possa ser coletado o máximo de sangue possível. Após, foi feito a dequitação da placenta e sua total higienização, assim como do cordão para devidamente embalar e armazenar sendo entregue ao Hemocord”, explicou.
Agora a equipe torce para que o material coletado possa ajudar de forma positiva no tratamento da irmã do bebê.
Fonte(s): Jornal nos Bairros de Navegantes
Comentários