Aconteceu nesta quarta (10) o 1º Encontro do Fórum da Capoeira de Navegantes/SC. O evento foi no Centro de Integração Sociocultural Estrela do Mar(Local de treinos do Vivência Capoeira) localizada na Rua Joaquim Rodrigues 189-Bairro São Pedro, Navegantes/SC.
O encontro reuniu os representantes dos grupos de Navegantes: Acapras, Ecos de Santo Amaro, Resistência do Vale, Acob e Vivência Capoeira e de Balneário Camboriú Grupo de Capoeira Estrela do Mar (CM Testa) e Axé Capoeira (Professor Escada), além de dezenas de alunos, pais e simpatizantes da capoeira da cidade.
A programação iniciou com a fala do Mestrando Passarinho, do Vivência Capoeira, que deu as boas vindas a todos e destacou como o Fórum irá atuar na cidade e região, em seguida passou para Mestre Latino, do Ecos de Santo Amaro que fez um resgate das memórias e reforçou a importância do Fórum; Professor Faíska do Resistência do Vale, um dos pioneiros da capoeira na cidade, contou que a algum tempo atrás um momento como esse seria quase impossível e que estava contente em ver tantas crianças de diferentes escolas de capoeira juntas; o Professor Irmão da Acob disse que o Fórum irá buscar além de melhorias para a prática da capoeira a integração entre os grupos e finalizando esta etapa a Formada Segredinho da Acrapas, falou de como ficou contente em ver muitas meninas, isso mostra que capoeira feminina em Navegantes tem força e que o estudo tem que estar entre as prioridades na vida.
Logo após as falas, aconteceu uma oficina de berimbaus organizada por Mestre Latino e seus alunos, proporcionada por um edital da Fundação Cultural de Navegantes. O professor Irmão também colaborou com apresentação e explicação dos toques usados nas rodas de capoeira contemporânea. A roda de capoeira, momento tão esperados pelos alunos foi realizado na nova praça esportiva do Pontal, na "Praça do Zé Paulo" onde as crianças puderam se divertir cantando e jogando.
O fórum foi um momento muito especial para a capoeira e cultura da cidade, pois destacou o trabalho que vem sendo realizado a décadas pelos Mestres pioneiros da região e o reconhecimento dos capoeiristas vindos de outras regiões do país para fortalecer manter as tradições da capoeira.
Hoje Navegantes tem uma média de 400 a 450 pessoas atendidas direta ou indiretamente pelas aulas de capoeira, seja em projeto social independente ou ações municipais.
Segundo a coordenação do Fórum, a I Semana Municipal da Capoeira que será em agosto, vai mostrar o potencial da capoeira em Navegantes e com certeza a sociedade e o poder público irá abraçar a modalidade.
Fonte(s): Jefferson Passarinho - Rádio Dengo Dengo FM
Comentários