Agora

On-line

12:00 - 13:00

Notícia

Flamengo se encontra em nova formação e tem melhor atuação

No 4-2-3-1, ataque funciona melhor e marcação por pressão aparece com mais intensidade.
Flamengo se encontra em nova formação e tem melhor atuação
Alexandre Vidal / Flamengo

Nada como uma vitória após a outra. O Flamengo que foi reativo diante do Santos mostrou outra cara contra o Bahia, três dias depois. No triunfo por 5 a 3 em Salvador, o que se viu foram muitos dos aspectos que viraram quase inegociáveis para a torcida após a temporada de sonhos em 2019: marcação por pressão, aproximação entre os jogadores de ataque e belas trocas de passe.

Mas o que mudou em três dias?

Assim como não era possível cravar que o Flamengo de Dome seria reativo somente devido à forma como venceu o Santos, também é bom não se empolgar com a goleada sobre o Bahia. Mas é inegável que o desempenho mostrado em Salvador é aquele que todos esperavam com a chegada do novo técnico.

Prazer, 4-2-3-1

Um fator que contribuiu bastante foi a mudança na formação tática. Dome abriu mão do 4-3-3 que tentou implantar nas últimas partidas e levou a campo uma equipe no 4-2-3-1.

A mudança rearrumou as principais peças ofensivas: Everton Ribeiro voltou para a ponta direita - com auxílio luxuoso de Isla - e ficou próximo de Arrascaeta, completamente à vontade como meia centralizado, no que foi, talvez, a principal sacada de Dome. Pedro Rocha, na esquerda, deu a amplitude necessária para abrir a defesa do Bahia.

A expectativa é de que o time possa coordenar melhor essa marcação pressão para que a defesa sofra menos quando o adversário conseguir superar a primeira linha. Para que se jogue desta maneira, é preciso que o ataque seja eficiente na caça aos adversários, evitando que os zagueiros fiquem expostos.

Neste processo de ajuste entre Dome e o elenco, o jogo teve saldo positivo. O mais importante foi poder detectar evolução na forma de atuar.

Resta ver o que o técnico vai levar desta vitória para as próximas partidas: acertos como a nova formação tática, o novo posicionamento de Arrascaeta e o retorno de Everton Ribeiro à ponta devem ser levados em consideração.

Fonte(s): Por Felipe Schmidt — Rio de Janeiro

Comentários

Últimas notícias

01 Ago
Esportes
NAVEGANTES: Convênio oferece benefícios para servidores públicos e potencializa comércio

Parceria celebrada pela instituição financeira NIO Digital/S8 Bank e Prefeitura está disponibilizando cartão de crédito internacional

11 Mai
Esportes
Jogos Escolares de Navegantes é tratado pela Educação e Fundação de Esportes

Neste ano, além do JENs, a cidade também sediará o JENZINHO, competição voltada as séries iniciais

11 Mai
Esportes
Fórum da Capoeira de Navegantes realiza seu primeiro encontro de 2023

O Encontrou contou com a presença de representantes da capoeira de Navegantes e Balneário Camburiú.

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.