A reunião virtual conjunta da Câmara de Transporte e Logística da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) e do Conselho de Infraestrutura discutiu essa semana o Plano Nacional de Logística (PNL), um conjunto de ações que traça cenários para 2035. O Plano foi apresentado pelo diretor de Planejamento do Ministério da Infraestrutura, Tito Livio Pereira Queiroz e Silva, e pelos representantes da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Leandro Rodrigues e Silva e Tiago Baroni.
O secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Leodegar Tisckoski, recém empossado no cargo, também participou do evento. “Esperamos que SC finalmente seja inserida no contexto logístico nacional”, disse o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, que viu, na apresentação, o atendimento a um antigo pleito. “O PNL incorpora a carga industrial, iniciativa sempre reclamada ao Ministério da Infraestrutura”, destacou Aguiar.
Mas num ponto chamou atenção: SC não está contemplada para receber investimentos ferroviários. O anseio seria a implantação dos eixos ferroviários leste-oeste e litorâneo, que ligariam os cinco portos catarinenses. Em 2020, os portos de SC registraram crescimento no volume de cargas, alcançando um total de 51,7 milhões de toneladas. A FIESC analisa o PNL e apresentará propostas até o dia 30 de abril, quando se encerra o prazo da consulta pública.
No evento, foi apresentado ao secretário Tisckoski uma relação de prioridades estaduais: 1) Conservação rotineira e preventiva e restauração das rodovias estaduais. 2) Projeto de intermodalidade para o estado e a atualização do plano aeroviário catarinense. 3) Acesso marítimo aos portos – dragagem da Babitonga e Itajaí – e acesso a Itajaí e Itapoá. 4) Atualização e resgate dos projetos ferroviários catarinenses. 5) Boa gestão dos processos de concessão dos portos de São Francisco do Sul e Imbituba. 6) BR 101 do Futuro.
Orçamento
A Alesc aprovou na quinta-feira (8) as redações finais dos PLs do governo que tratam do repasse de verbas estaduais para rodovias federais. Na Comissão de Finanças e Orçamento, os projetos sofreram alterações. O valor no Plano Plurianual (PPA) 2020-2023 aumentou de R$ 750 milhões para R$ 800 milhões. Já o crédito suplementar passou de R$ 250 milhões para R$ 400 milhões, sendo R$ 200 milhões para a BR-470, R$ 100 milhões para a BR-163 e mais R$ 100 milhões para a duplicação da BR-280, entre Joinville e São Francisco do Sul.
Fonte(s): Ewaldo Willerding - SC Portais
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