Agora

GILMAR PARANÁ

09:00 - 12:00

Notícia

Estudantes querem proteger ave catarinense de extinção

Ave é originária também da região de Navegantes
Estudantes querem proteger ave catarinense de extinção
Reprodução/Editor do Clic

Uma ave catarinense ameaçada de extinção ganhou aliados na luta por sua sobrevivência. Trata-se da Maria Catarinense, cujo nome científico é Hemitriccus kaempferi, um passarinho que só existe na faixa de planícies litorâneas do norte de Santa Catarina e do Paraná, mais especificamente entre Palhoça e a baía de Guaraqueçaba, próxima de Paranaguá.

Como vive em um local constantemente ameaçado pelo avanço da urbanização, a ave já figura na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), como espécie EM PERIGO (En) de extinção.

E o maior vilão da história é o desconhecimento da população. Como muitos não conhecem a história da ave, poucos sabem como cuidar e ajudar em sua conservação. “As pessoas pensam no Panda, na Arara Azul, mas não sabem que aqui perto há espécies que precisam ser protegidas”, diz João Miguel Salek, aluno de 9° ano de Design da Valley International School, de Itajaí.

João Miguel faz parte do projeto #savemariacatarinense, uma iniciativa que partiu de um grupo de estudantes e pretende conscientizar e chamar atenção para a conservação da ave, que é originária também da região de Navegantes. Além da campanha, os alunos articulam uma série de iniciativas com o intuito de dar visibilidade para o pássaro. O repertório de ações inclui parcerias com músicos regionais, a instalação de um laboratório de monitoramento online da ave e também projetos no âmbito da legislação local, além de uma vaquinha virtual para ajudar a custear as ações.

Fonte(s): Editor do Clic

Comentários

Últimas notícias

01 Ago
Ciência & Tecnologia
NAVEGANTES: Convênio oferece benefícios para servidores públicos e potencializa comércio

Parceria celebrada pela instituição financeira NIO Digital/S8 Bank e Prefeitura está disponibilizando cartão de crédito internacional

11 Mai
Ciência & Tecnologia
Jogos Escolares de Navegantes é tratado pela Educação e Fundação de Esportes

Neste ano, além do JENs, a cidade também sediará o JENZINHO, competição voltada as séries iniciais

11 Mai
Ciência & Tecnologia
Fórum da Capoeira de Navegantes realiza seu primeiro encontro de 2023

O Encontrou contou com a presença de representantes da capoeira de Navegantes e Balneário Camburiú.

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.