Agora

EMANUEL VIEIRA

06:00 - 07:30

Notícia

Estado repassa decisão sobre abertura de escolas aos municípios de SC

Governo do Estado divulgou um Plano de Contingência para a área de educação, com orientações.
Estado repassa decisão sobre abertura de escolas aos municípios de SC
lexandre de Oliveira/NDTV

O Governo do Estado divulgou, no início da noite desta sexta-feira (25) o Plano de Contingência para volta às aulas em Santa Catarina. No entanto, o documento repassa aos municípios a prerrogativa para liberação da volta dos estudantes às salas de aula.

O ensino presencial em Santa Catarina está suspenso desde o dia 19 de março. O Plano de Contingência está na portaria publicada nesta sexta.

No documento de 26 páginas, a Secretaria de Educação aponta dados e estabelece linhas gerais, mas não firma medidas específicas.

Apesar disso, algumas “vulnerabilidades” são citadas no plano, que vão desde atividades em grupo e hábitos de higiene, que se referem ao contágio, às questões da implementação do ensino, como o acesso à internet dos alunos e a aptidão dos professores para usar “tecnologia na educação”.

Até agora o Estado tem reforçado que a previsão é que as aulas possam retornar a partir de 13 de outubro, quando cessa a restrição que está em vigor. No entanto, o novo documento divulgado não confirma esta data ou aponta outro momento para o retorno dos estudantes às escolas.

Comitês municipais

De acordo com o Plano de Contingência, os municípios deverão constituir comitês municipais para o enfrentamento à pandemia. Caso já tenham um comitê, a orientação é para que haja uma comissão específica para tratar somente da educação.

“Ainda mantemos o entendimento de que a educação não deve retornar em regiões com risco grave. Entendemos também que há a necessidade de criar regras claras para quando a matriz de risco permitir esse retorno”, afirma o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro.

Nas 295 cidades de Santa Catarina são cerca de 194 mil alunos matriculados em creches, 191 mil em pré-escolas, 473 mil em séries Iniciais (1º ao 5º ano), 392 mil em anos finais (6º ao 9º ano), e 312 mil ensino médio e profissional.

Fonte(s): EDUARDO VARGAS, FLORIANÓPOLIS

Comentários

Últimas notícias

01 Ago
Educação
NAVEGANTES: Convênio oferece benefícios para servidores públicos e potencializa comércio

Parceria celebrada pela instituição financeira NIO Digital/S8 Bank e Prefeitura está disponibilizando cartão de crédito internacional

11 Mai
Educação
Jogos Escolares de Navegantes é tratado pela Educação e Fundação de Esportes

Neste ano, além do JENs, a cidade também sediará o JENZINHO, competição voltada as séries iniciais

11 Mai
Educação
Fórum da Capoeira de Navegantes realiza seu primeiro encontro de 2023

O Encontrou contou com a presença de representantes da capoeira de Navegantes e Balneário Camburiú.

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.