A Rádio Dengo Dengo FM recebeu na manhã desta quarta (03) Jairton Fabeni Domingos - Diretor Geral da Associação dos Deficientes Visuais de Itajai e Região (Advir) que falou sobre os desafios e dificuldades que a categoria vem passando com a falta de acessibilidade na cidade. “Um dos grandes desafios da nova gestão de Navegantes é torná-la cada vez mais acessível e inclusiva, especialmente para idosos e pessoas com deficiência (PCD)” disse.
Segundo o IBGE (PNAD/2015), a população brasileira com 65 anos ou mais é composta por 29.374 milhões de pessoas, totalizando 14,3% da população total do País.
O último Censo (2010) também mostrou que o Brasil possui 15.750.969 pessoas com deficiência (visual, auditiva, motora e intelectual/mental), sendo que para as três primeiras foram verificados diferentes graus de severidade. Todos os números apontam a necessidade da formulação de políticas públicas para melhorar a qualidade de vida desses grupos, incluindo seus deslocamentos.
O diretor explicou que a ADVIR é uma entidade sem fins lucrativos de caráter cultural que possui autonomia administrativa e jurídica perante a administração pública e as entidades privadas, sendo vedada qualquer forma de vinculação que comprometa a nossa filosofia. A ADVIR também é conveniada com a Fundação Catarinense de Educação Especial – FCEE, a qual cede professores, orientação e apoio.
A entidade atende todas as idade de ambos os sexos, inclusive recém-nascido (zero à quatro anos), no qual recebem atendimento conforme a necessidade, crianças de cinco a doze anos, com aulas no contra turno escolar toda terça, quinta e sexta-feira, e de adultos e idosos com atendimento toda segunda e quarta-feira podendo escolher o período que melhor atende suas necessidades. Além das oficinas, a ADVIR oferece atividades externas como: passeios pedagógicos, atividade física, aulas de música entre outros.
Jaiirton Fabini também falou de como estão fazendo para manter as contas e os atendimentos “Estamos realizando várias promoções como bingos, rifas, pedágios, a fim de levantar recursos para saldar dividas que ficaram da gestão anterior, bem como, para a manutenção da entidade”. A gestão atual está comprometida com o atendimento realizado ao deficiente visual, e necessita da colaboração da sociedade, pois este trabalho gratificante não pode parar.
Para quem quiser ajudar a entidade entrar em contato pelo número (47) 9 8834-7473 ou ir a sede da entidade que fica no seguinte endereço:
ADVIR Associação de Deficientes Visuais de Itajaí e Região
Aníbal Cesar , 195 - Casa
São Judas - Itajaí/SC
Confira a entrevista na íntegra em nosso PodCast http://bit.ly/2MRjl8R
Fonte(s): ADVIR Associação de Deficientes Visuais de Itajaí e Região
Comentários