A websérie Escritores Catarinenses faz parte do projeto Entrelinhas que surgiu em 2018, dentro das escolas públicas de Navegantes.
O objetivo é realizar um conjunto de ações integradas de promoção à leitura, desenvolvendo oficinas literárias, contação de histórias e prática da “maleta de leitura”.
Este ano, o projeto que foi realizado em parceria com o Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura, com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura ?Artes – Edição 2019 precisou se reinventar.
O Entrelinhas iniciou em março de 2019 com algumas atividades em sala de aula, mas em função da pandemia precisou ser interrompido e adaptado para o meio digital, onde foram produzidos vídeos sobre 10 escritores catarinenses.
Também foram produzidos 1.000 exemplares de livretos didáticos que servirão como base para o trabalho de apresentação da literatura em Santa Catarina para os alunos de Navegante/SC.
Em cada vídeo e capítulo do livreto, foram compiladas informações sobre a vida e a obra dos autores escolhidos:
– Cristiano Moreira (Navegantes/SC)
– Demétrio Panarotti (Chapecó/SC)
– Urda Klieger (Blumenau/SC)
– Katherine Funke (Joinville/SC)
– Lausimar Laus (Itajaí/SC)
– Arnaldo Brandão (Itajaí/SC)
– Franklin Cascaes (Florianópolis/SC)
– Cruz e Sousa (Florianópolis/SC)
– Delminda Silveira (Florianópolis/SC)
– Othon Gama Deça (Florianópolis/SC)
Além dos clássicos autores catarinenses como Cruz e Souza e Franklin Cascaes, a websérie conta com episódios dedicados a escritores contemporâneos, entre eles, Katherine Funke, Cristiano Moreira, Urda Klueger e Demétrio Panarotto.
Segundo Caroline Westerkamp, produtora do projeto ” Apresentar os escritores é uma forma de estreitar o relacionamento de quem escreve em Santa Catarina com o público, atrair novos leitores para uma abordagem da literatura como ferramenta artística e de comunicação. Queríamos aproveitar esse momento onde as pessoas estão consumindo mais conteúdo na Internet e produzir algo relevante para elas”.
Para ter mais informações e acessar os vídeos do projeto , entre no site: www.projetoentrelinhas.com.br
Fonte(s): Jornal nos Bairros de Navegantes
Comentários