Nesta quarta-feira (7) comemoramos o Dia Mundial do Chocolate. O alimento é queridinho de muitos e nos acompanha ao longo de todo o ano, nas sobremesas do dia a dia ou em ovos de Páscoa. Quando consumido com moderação, o chocolate traz uma série de benefícios.
Benefícios
A melhor opção é sempre o chocolate amargo, por não ter açúcar elevado como o ao leite ou branco. Segundo a nutricionista Anna Heiderscheidt, “quando bem dosado [o chocolate] tem centenas de benefícios, inclusive no emagrecimento”.
Antienvelhecimento, bem-estar, prevenção ao colesterol alto e ao AVC (acidente vascular encefálico) são alguns dos benefícios. A nutricionista conta também que o chocolate traz saciez e recomenda o alimento por diminuir o estresse e a ansiedade.
“Não deixe de consumir, mas consuma com cautela. Um pequeno quadradinho pós refeições, aquela mini barrinha dentro da bolsa. Tudo isso é liberado. Mas nada em exagero, porque o exagero mata aos poucos”, alerta a nutricionista.
História do chocolate
Apesar de atual, o chocolate tem mais de 2 mil anos de história. O cacau, no início, era transformado em uma bebida bastante temperada e picante, o tchocolatl. O líquido era conhecido e servido pelo povo Maia (entre 250 e 900 D.C.), que vivia na América Central.
Os Europeus conheceram a bebida quando chegaram à América, no final do século 15. Os astecas conheciam a bebida e a tinham como sagrada quando o navegador Hernán Cortez chegou em suas terras.
Naquele mesmo ano, em 1519, o calendário Asteca prometia a chegada de um dos seus deuses, o Quetzacoatl. Quando o expedicionário inglês chegou, o imperador do povo Asteca acreditou que ele fosse o deus prometido e o presenteou com taças de tchocolatl e plantações de cacau.
Hernán Cortez não gostou da bebida mas logo percebeu que, naquela região, o cacau funcionava como uma preciosa moeda de troca. Ele aceitou os presentes mas retribuiu com traição. Um ano depois de sua chegada, derrotou o exército Asteca e matou o imperador e seu sucessor.
Na Europa
Hernán Cortez levou o cacau para a Europa e apresentou a fruta ao rei Carlos 5, da Espanha, que plantaram o cacau em colônias tropicais. No continente, eles alteraram a concentração dos temperos e acrescentaram mel na composição.
Chocolate em barra
O chocolate foi popularizado no século 19. A prensa que permitia separar o licor da manteiga de cacau foi criada em 1825, por Coenrad Van Houten. A partir do licor, foi criado um chocolate em pó e o famoso chocolate em barra.
Fonte(s): Redação, Florianópolis
Comentários