Agora

EMANUEL VIEIRA

06:00 - 07:30

Notícia

"Continuidade não pode ser o caminho", diz OMS

Brasil tem 20% das mortes no mundo e escolha na Saúde gera desconfiança
EFE/Joédson Alves

Na contramão do mundo, o Brasil somou mais de 20% das mortes pela covid-19 entre todos os países na última semana e vê a taxa de expansão de novos infectados aumentar num ritmo duas vezes superior à média mundial.

Enquanto isso, a chegada de um quarto ministro da Saúde no Brasil em um ano de pandemia foi classificada como "caótica" por parte da cúpula dos organismos internacionais, gerando desconfiança e deixando governos e entidades como a OMS com um "pé atrás" em relação ao que poderá ser a política sanitária brasileira nos próximos meses.

"Continuidade não pode ser o caminho"

No centro das atenções, o Brasil também passou a ser acompanhado de perto por conta da troca no Ministério da Saúde. A notícia em si da queda de um militar - Eduardo Pazuello - e da escolha de um médico - Marcelo Queiroga - foi tida como um "passo positivo", inclusive por sua atitude de sair em defesa da ciência.

Mas a gestão da mudança, o tom de "dar continuidade" aos projetos fracassados e as exigências que foram feitas ao novo chefe da pasta da Saúde foram recebidas como um "sinal" da hesitação do governo federal em promover uma mudança radical na forma de lidar com a crise. Também existem dúvidas se o novo ministro terá de fato autonomia para modificar políticas que, comprovadamente, não deram resultados. "Continuidade não pode ser o caminho", insistiu um dos líderes na resposta contra a covid-19 na OMS.

Para a agência, o novo ministro precisa promover uma "mudança radical" na direção em que o país caminha e adotar medidas sociais agressivas, já que vacinar a população é apenas um projeto de médio a longo prazo.

 

 

Fonte(s): UOL

Comentários

Últimas notícias

01 Ago
Política
NAVEGANTES: Convênio oferece benefícios para servidores públicos e potencializa comércio

Parceria celebrada pela instituição financeira NIO Digital/S8 Bank e Prefeitura está disponibilizando cartão de crédito internacional

11 Mai
Política
Jogos Escolares de Navegantes é tratado pela Educação e Fundação de Esportes

Neste ano, além do JENs, a cidade também sediará o JENZINHO, competição voltada as séries iniciais

11 Mai
Política
Fórum da Capoeira de Navegantes realiza seu primeiro encontro de 2023

O Encontrou contou com a presença de representantes da capoeira de Navegantes e Balneário Camburiú.

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.