Às vésperas de receber a visita do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, Chapecó registrou aumento no número de pacientes infectados pela Covid-19 e mais mortes
O número de pacientes com o vírus ativo da Covid-19 pulou de 392 na segunda-feira (5) para 606 na terça-feira (6), segundo o Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde. Isso representa um aumento de 214 casos nas últimas horas.
A cidade contabiliza 34 mil moradores já infectados pelo novo coronavírus desde o começo da pandemia, sendo que 32,9 mil já se recuperaram da doença. Também 228 pacientes aguardam resultado de exame, pois apresentam sintomas da doença. Na segunda eram 300 pessoas.
No Boletim desta terça-feira, a pasta também confirmou mais quatro mortes pela Covid-19, sendo que três foram registradas na segunda-feira. As vítimas são uma mulher, de 84 anos, e dois homens, de 57 e 73 anos. O quarto óbito de um chapecoense, de 59 anos, aconteceu em 15 de março em Porto Alegre (RS). A cidade soma 541 mortes.
De março do ano passado até hoje, Chapecó fez mais de 106 mil testes para o coronavírus, uma das medidas consideradas essenciais pelo prefeito João Rodrigues para conter o avanço da pandemia de Covid-19.
A ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e Enfermaria baixou nesta terça-feira, conforme o Boletim Epidemiológico. O número caiu de 193 internações para 187. A maioria dos pacientes estão hospitalizados em leitos de terapia intensiva.
Diferente de outras regiões de Santa Catarina, onde ao menos 106 pessoas aguardam por um leito, o Oeste do Estado respira mais aliviado desta situação. Segundo a Prefeitura de Chapecó sete vagas de UTI estão livres. A lista de espera da região zerou na segunda-feira.
O Ambulatório do Ivo Silveira, que teve apenas 56 consultas no domingo (4), foi desativado e não atenderá mais pacientes respiratórios a partir desta terça. O espaço passará por desinfecção para instalação de um novo serviço.
Os pacientes respiratórios devem procurar os Ambulatórios da Efapi (no salão comunitário do Colatto), que é 24h, do Verdão (Avenida São Pedro), que é das 7h às 19h e a UPA-24h (Avenida Sete de Setembro).
Bolsonaro quer conhecer o plano de saúde
O presidente da República Jair Bolsonaro stá em visita a Chapecó nesta quarta-feira (7). Ele irá conhecer o plano estratégico de combate à Covid-19 adotado pelo prefeito João Rodrigues (PSD).
Para Bolsonaro, as ações são consideradas um exemplo, por conta da redução de casos de coronavírus nos últimos dias na cidade, que entrou em colapso em março por conta do avanço da nova variante da doença.
Fonte(s): Redação, ND Chapecó
Comentários