A Câmara de Ensino da Graduação da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) aprovou, nesta quarta-feira (18), a adoção de um processo seletivo não-presencial para o ingresso de estudantes na universidade em 2021.
No entanto, para se tornarem definitivas, essas decisões deverão passar por análise e aprovação do Conselho Universitário, que se reunirá nos próximos dias.
Pela proposta aprovada, a ocupação de vagas nos cursos de graduação será distribuída da seguinte maneira: 30% das vagas serão destinadas para preenchimento através do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), enquanto 70% das vagas serão ocupadas por meio de de um processo seletivo não-presencial;
ste processo não-presencial utilizará como critério a nota que o candidato obteve nas edições do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) entre 2009 e 2021.
Pandemia alterou calendário
Pelo calendário acadêmico elaborado no final de 2019, o Vestibular 2021 da UFSC estava programado para ocorrer no início de dezembro. Porém, a situação de emergência em saúde pública provocada pela pandemia de Covid-19 impactou todas as atividades acadêmicas e administrativas na UFSC.
Sendo assim, o trabalho remoto foi adotado pela instituição em março e desde agosto as aulas também passaram a ser oferecidas em modalidade não-presencial.
O vestibular de inverno, realizado na metade do ano e válido para ingresso no curso de Medicina em Araranguá e vagas remanescentes de outros cursos, foi convertido em um processo seletivo não-presencial que utilizará as médias do Enem.
Segurança
A adoção do processo seletivo não-presencial junto com o Sisu foi uma decisão da Prograd (Pró-Reitoria de Graduação), em conjunto com a Administração Central, após diversos estudos e análises de cenários.
Ao final, optou-se por um formato que evitará aglomeração, uma vez que a proximidade entre as pessoas é um fator relevante para o aumento do contágio.
Em ofício enviado à Prograd, a Coperve (Comissão Permanente do Vestibular) apresentou a estimativa de participação de 25 mil candidatos no Vestibular 2021, distribuídas em pelo menos 28 cidades do Estado.
Fonte(s): Redação, ND Florianópolis
Comentários