O frio histórico que passou por Santa Catarina no fim de julho foi motivo de felicidade para os “caçadores de neve”. Porém, a presença de uma massa de ar seco resulta na presença do sol e temperaturas próximas de 30°C a partir deste sábado (7).
De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, o predomínio da massa de ar seco dificulta a formação de nuvens para chuva. “A massa de ar seco proporciona tempo firme e ensolarado para a maior parte do Estado. Essa condição faz com que tenhamos uma expressiva amplitude térmica, ou seja, com o amanhecer frio e os termômetros em elevação ao longo do dia”, explica o meteorologista.
As máximas de 30°C estão previstas para o Oeste, Meio-Oeste e Sul do Estado neste sábado (7). A previsão para a Serra Catarinense é de 23°C e nas demais regiões não passam de 27°C.
Previsão para quarta-feira
Enquanto isso, o amanhecer desta quarta-feira (4) e quinta-feira (5) terá mínimas entre 8°C e 10°C e possibilidade de geada nas regiões do Oeste, Meio-Oeste e Serra.
Já nas regiões da Grande Florianópolis e Litoral Sul, as mínimas são de 10°C até 12°C, afirma Piter Scheuer. O decorrer do dia contará com a presença do sol e pouca variação de nuvens, mas não está descartada a possibilidade de chuva fraca e isolada.
Nova frente fria
A previsão é que o clima volte a mudar a partir da quarta-feira da próxima semana, no dia 11 de julho, quando uma nova frente fria chega em Santa Catarina.
“Essa primeira massa de ar frio favorece a formação de geada para o Oeste, Meio-Oeste e Serra. Assim como de forma mais isolada no litoral”, destaca o meteorologista Piter Scheuer.
Mais uma vez, o frio deve durar ao longo do fim de semana. No entanto, a partir do dia 14, os dias voltam ao “calor fora de época”, com variação entre o amanhecer, com temperatura amena, e o restante do dia.
“Mesmo com o predomínio da massa de ar seco durante o intervalo entre as duas de ar frio, não se encaixa como veranico porque é necessário cinco dias com esse calor para se enquadrar”, explica Piter Scheuer.
Ainda conforme o meteorologista, ainda é cedo estimar os efeitos da segunda massa de ar frio que está prevista para a última semana de agosto. “Mesmo assim, nenhuma terá a mesma força de frio intenso como a que passou no fim de julho”, completa.
Chuva e umidade do ar abaixo da média
Mesmo com a variação, Santa Catarina deve registrar chuvas abaixo da média climatológica. Conforme Piter Scheuer, a média para o mês de agosto é de 130mm até 180 mm nas regiões do Oeste, Meio-Oeste e Planalto. Assim como entre 120 mm e 150 mm nas regiões do Vale do Itajaí e litoral catarinense.
Fonte(s): Redação, ND Florianópolis
Comentários