Agora

ROBSON DJ e TIAGO CASSIANO

04:00 - 06:00

Notícia

Apenas uma das 27 capitais terá uma prefeita mulher

A situação é a mesma de 2012 e 2016
Apenas uma das 27 capitais terá uma prefeita mulher
Reprodução/ND

Nada mudou: após as eleições 2020, finalizadas no, apenas uma entre as 26 capitais brasileiras será governada por uma mulher. Palmas, no Tocantins, conseguiu o lugar de destaque ao reeleger Cinthia Ribeiro (PSDB) já no primeiro turno.

A situação é a mesma de 2012 e 2016. No segundo turno, das 13 capitais com disputa em aberto, cinco tinham mulheres na briga.

Já nas Câmaras, um levantamento feito pelo Estadão mostra que quase uma em cada cinco cidades do país – ou 931 municípios (17% do total) – não elegeu nenhuma vereadora neste ano.

O número de cidades é maior ainda do que o registrado em 2016, quando 1.292 câmaras municipais ficaram sem representatividade feminina.

Segundo especialistas, a cota de 30% de candidatas ajudou a conquistar mais espaço, mas ainda falta investimento e apoio das siglas.

Menor valor

O conselho pleno da OAB/SC (Ordem dos Advogados do Brasil) aprovou a proposta da diretoria que estabelece o valor da anuidade para a advocacia em 2021, o mais baixo nos últimos 15 anos e, pela primeira vez, inferior ao salário mínimo – em 2007, por exemplo, equivalia a mais de dois salários mínimos.

Será o quarto ano consecutivo que a anuidade da OAB/SC não terá reajuste. “É um compromisso cumprido que só foi possível em razão dos investimentos em capacitação e tecnologia”, explica o presidente Rafael Horn.

O novo governo de Moisés

O governador Carlos Moisés da Silva (PSL) reassumiu o comando do Executivo estadual em meio à pior fase da pandemia, desde que se ouviu falar em coronavírus.

Mostrou, no entanto, mais atitude neste “novo mandato”, ao reunir já na manhã de sábado representantes de hospitais e Federação Catarinense dos Municípios para tratar de atitudes visando ao controle da difícil situação.

Moisés saiu da live, tomou atitude, anunciou a prorrogação do período de repasse do valor máximo para hospitais além de R$ 44 milhões para a reativação imediata de 205 leitos de UTI.

Fonte(s): PODER

Comentários

Últimas notícias

01 Ago
Política
NAVEGANTES: Convênio oferece benefícios para servidores públicos e potencializa comércio

Parceria celebrada pela instituição financeira NIO Digital/S8 Bank e Prefeitura está disponibilizando cartão de crédito internacional

11 Mai
Política
Jogos Escolares de Navegantes é tratado pela Educação e Fundação de Esportes

Neste ano, além do JENs, a cidade também sediará o JENZINHO, competição voltada as séries iniciais

11 Mai
Política
Fórum da Capoeira de Navegantes realiza seu primeiro encontro de 2023

O Encontrou contou com a presença de representantes da capoeira de Navegantes e Balneário Camburiú.

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.